A Limited Edition é oferecida na Europa e oferece opção de abrir mão de itens para ficar mais leve

O Honda Civic Type R é a versão mais barra pesada do modelo médio japonês. Em comparação ao Si, o Civic mais esportivo tem motor 2.0 turbo de 310 cv e 40,8 kgfm de torque, contra o 1.5 turbo de 208 cv e 26,5 kgfm do cupê, o único oferecido no Brasil. Autoesporte já testou o Type R na Europa, e podemos dizer que é outro bicho. Mas a versão desta matéria é ainda mais nervosa.
Nem tanto pela motorização. Nela, o 2.0 rende 10 cv extras (320 cv) e o mesmo torque, disponível por inteiro entre 2.500 e 4.500 rpm. A Limited Edition avança em performance graças à outra estratégia: a diminuição de peso.

Não há ar-condicionado e o material fono absorvente (capaz de absorver som) é retirado do teto, tampa, para-choque dianteiro e painel. São 48 kg a menos que a versão convencional do Type-R, chamada de Touring. Usar um carro assim no verão é para os fortes, mas imaginem só se não fosse na Europa, mas no calor do Rio de Janeiro?
Além disso, as sombrias rodas aro 20 BBS são forjadas, mais leves que as fundidas. Por sua vez, os pneus são Michelin Cup 2, perfeitos para track days. Tudo é feito para expandir a capacidade de jogar toda a força no solo, ainda mais se tratando de um tração dianteira. O diferencial autoblocante também ajuda a jogar sempre a maior parte da força para a roda com maior aderência. Para dar uma paradinha quando necessário, o sistema de freios é da Brembo.

O resultado: são apenas 5,7 segundos para ir de zero a 100 km/h, desde que você se entenda à perfeição com o câmbio manual de seis marchas. O número é capaz de rivalizar com o Renault Megane R.S. Trophy e o Golf R, porém, vale lembrar que o Volkswagen mudará em breve.
Já é uma tradição a concorrência entre eles. E que o câmbio de dupla embreagem pode ser um diferencial para levar a melhor em performance geral. Uma rivalidade que vai além das concessionárias: de tempos em tempos, um desses hatches passa a ser o carro mais rápido de tração dianteira no circuito alemão de Nürburgring. E a Mini corre por fora.
